Categoria PRO abre o Brasileiro de Surf Feminino

Suelen Naraisa/ Foto: DivulgaçãoSuelen Naraisa/ Foto: Divulgação

Com o título nacional de 2018 em jogo, a categoria profissional abrirá o Brasileiro de Surf Feminino, nesta sexta-feira (23), na Praia de Itamambuca, em Ubatuba. A competição exclusiva para mulheres segue até domingo e o primeiro dia também terá disputas na pro júnior, novidade este ano e valendo o título brasileiro.

Suelen Naraísa/ Foto: Suellen Nobrega

As atletas estarão reunidas às 8h30 para o simpósio técnico e às 9h tem início a primeira bateria, com Kayane Reis, de Saquarema, Isabela Saldanha, de São Sebastião, e Júlia Duarte, que é do Rio de Janeiro, mas está morando no litoral paulista. As atletas tops do ranking e que estão na disputa direta pelo título 2018 da Associação Brasileira de Surf Profissional (Abrasp) começam a competir na sequência, às 11h. Depois, às 12h20, é a vez da estreia da pro júnior.

Na “corrida” pelo título profissional 2018, Taís de Almeida, de Saquarema, é a líder com 3.590 pontos. A cearense Yanca Costa aparece em segundo lugar, com 3.135, seguida da pernambucana Monik Santos, com 3.065, e da paulista de Ubatuba, Camila Cássia, com 3.060. No ano passado, o título foi definido em etapa única, no Wiggolly Dantas apresenta Wizard Brasileiro de Surf Feminino com Luana Coutinho, superando Camila na final.

Já na pro júnior, a vencedora do evento será declarada a nova campeã brasileira. Também estarão em disputa as categorias longboard profissional (sem contar para o ranking brasileiro) e as amadoras sub16, sub14, sub12 e sub10, como estímulo à formação de novos valores do surf feminino. Essas cinco categorias competem no sábado, a partir das 8h30.

O domingo é reservado para as decisões, com a primeira bateria no mar às 8h. O último dia também terá a Dantas Expression Session, uma bateria valendo a manobra mais radical e voltada para os homens como participação especial, às 10h50. A cerimônia de premiação está marcada para 14h.

Por Fábio Maradei

Compartilhe.