Brasileiros são maioria em Mar del Plata

Rip Curl Pro Argentina (Beto Oviedo / Surfing Latino)Rip Curl Pro Argentina (Beto Oviedo / Surfing Latino)

Na categoria masculina, os brasileiros praticamente dizimaram os concorrentes de outros países e seguem firmes para manter a hegemonia verde-amarela de títulos na história do Rip Curl Pro Argentina. Dos oito classificados para as quartas de final, sete são do Brasil e a única exceção é o argentino Facundo Arreyes, que se classificou na bateria em que o grande ídolo do seu país, Leandro Usuna, foi eliminado da competição.

Renan Peres (BRA) (Beto Oviedo / Surfing Latino)

O campeão sul-americano da WSL South America em 2016, tinha sido o primeiro surfista a ultrapassar a barreira dos 16 pontos esse ano em Mar del Plata. Em sua primeira participação na sexta-feira, pela terceira fase, Leandro Usuna atingiu 16,15 pontos somando duas notas no critério excelente dos juízes, 8,15 e 8,00. No entanto, depois não achou boas ondas e ficou em último na segunda classificatória para as quartas de final, vencida por Facundo Arreyes na última onda, com o brasileiro Amando Lins avançando em segundo lugar.

As marcas de Leandro Usuna foram batidas ainda na terceira fase, pelo jovem brasileiro Mateus Herdy, atual campeão sul-americano Pro Junior da WSL South America. O catarinense se tornou o recordista absoluto do Rip Curl Pro Argentina com a nota 9,5 que recebeu em sua melhor apresentação e os imbatíveis 16,50 pontos que totalizou. Depois, Mateus conseguiu a última vaga para as quartas de final no confronto que fechou a sexta-feira e foi vencido por um dos brasileiros que já assumiram a vice-liderança do ranking sul-americano, Wesley Santos.

Já a primeira batalha quem ganhou foi o campeão da primeira edição do Rip Curl Pro Argentina em 2013, Jihad Khodr. O brasileiro também ultrapassou a barreira dos 16 pontos nas duas últimas ondas que surfou na sexta-feira na Playa Grande. Especialista em surfar ondas para a direita, como as da sua casa em Matinhos (PR), Jihad também mostrou a força do seu backside numa esquerda para receber nota 8,60 e vencer por 16,35 pontos.

O paranaense é o único que pode conseguir um inédito bicampeonato no QS 1500 da Argentina esse ano. Seu oponente na disputa pela primeira vaga nas semifinais é o também brasileiro Amando Lins, que despachou um dos favoritos ao título no confronto seguinte, Leandro Usuna. A segunda quarta de final será entre o único argentino classificado para o sábado, Facundo Arreyes, e o paraibano José Francisco, que passou junto com Jihad Khodr.

Nas outras duas baterias, competem os dois surfistas que já assumiram a vice-liderança no ranking sul-americano da WSL South America em Mar del Plata. Um deles é Renan Peres, que vai enfrentar o recordista absoluto do Rip Curl Pro Argentina, Mateus Herdy. O outro é Wesley Santos, que fará o terceiro duelo brasileiro das quartas de final com Samuel Pupo. Renan e Wesley ficaram em quinto lugar na primeira etapa da WSL South America no Peru e o líder, o peruano Alonso Correa, não competiu na Argentina.

Por Sebastián Chacón

Compartilhe.