Atletas de elite confirmados no GP Extreme 2017

A primeira etapa do GP Extreme 2017 acontece nesse final de semana (4 e 5/3), em São Carlos (SP), abrindo a temporada de um dos circuitos mais empolgantes do triathlon nacional. Desafiando os competidores em um percurso de 1000m de natação, 100km de ciclismo e 10km de corrida. O evento organizado pela SB5 atraiu a atenção de alguns dos principais nomes do esporte no país, entre eles triatletas conhecidos de provas de longa distância e outros com experiência olímpica.

Fotos Rivo Bihel

Fotos Rivo Bihel

Campeão Pan-Americano em Guadalajara, no México (2011), e representante do Brasil nas Olimpíadas de Londres-2012, o triatleta Reinaldo Colucci compete pela primeira vez em casa. Ele que treina e mora em São Carlos fará sua estreia na prova, que chega a sétima edição em 2017. “Eu sempre quis fazer essa prova por ser na minha casa, onde eu treino e também por ser uma distância que eu nunca corri. Devido ao calendário de provas internacionais eu nunca tinha conseguido conciliar minha agenda e esse ano estou muito empolgado para a minha estreia no GP Extreme”, explica.

Apesar de estar bem familiarizado com o percurso, Colucci não acredita que terá vantagem sobre seus concorrentes. “Ter a oportunidade de treinar mais vezes nas subidas me ajuda a poder tirar o meu melhor no dia da competição, mas independente de conhecer ou não o percurso nas distâncias mais longas prevalece sempre o que estiver melhor preparado”, comenta Reinaldo Colucci, que fez questão de destacar um ponto importante no desafio de 1000/100/10. “Com certeza o percurso de ciclismo é a parte mais desafiadora. Fazer os 100km dentro do Parque é um pedal “casca grossa” que vai exigir o máximo de todos”, encerra.

Assim como Colucci, Santiago Ascenço também marca presença no GP Extreme e aponta o ciclismo como ponto chave da prova. “O formato do GP Extreme, de certa forma, “beneficia” o bom ciclista, característica que me favorece. O percurso de São Carlos potencializa isso tudo, pois temos um trajeto extremamente seletivo, onde o “vácuo legal” é inexistente, privilegiando os atletas bem treinados”, comenta.

Exímio competidor em provas de longa distância, Santiago está empolgado para competir em São Carlos. “O GP Extreme abrirá meu calendário de provas no ano. Venho treinando muito bem e será um ótimo teste para as provas que seguem, já que na semana seguinte eu faço o Ironman 70.3 de Buenos Aires”, completa Santiago. Além de Colucci e Ascenço, estão confirmados no pelotão de elite do GP Extreme os triatletas Caio Ferreira, Henrique Siqueira, Francisco Luiz Viana Neto, Icaro Cavalcanti e Yago Alves.

Se entre os homens a disputa promete ser acirrada, no feminino o nível técnico segue as mesmas proporções. Representante do país nos Jogos Olímpicos de Sidney-2000, Atenas-2004 e Pequim-2008, Mariana Ohata é um dos destaques do evento, assim como Sandra Soldan, que foi aos Jogos de 2000 e 2004. A dupla de “olímpicas” não terá vida fácil pela frente, uma vez que entre as inscritas para a prova desse final de semana estão nomes como Nayara Luniere e Ariane Monticeli, campeã do Ironman Brasil em 2015.

Por Danilo Caboclo

Compartilhe.