Argentinas dominam o território

Lucia Cosoleto (ARG) (Beto Oviedo / Surfing Latino)Lucia Cosoleto (ARG) (Beto Oviedo / Surfing Latino)

Entre as meninas, as argentinas são maioria com quatro surfistas para tentar deixar o primeiro troféu da vitória do Rip Curl Pro Argentina, em casa. Até agora, os brasileiros ganharam todas as cinco edições anteriores e a equatoriana Dominic Barona venceu a primeira etapa feminina do WSL Qualifying Series na Argentina em 2017.

A campeã do QS 1000 Rip Curl Pro Argentina no ano passado, também defende a liderança do ranking sul-americano de 2018 da WSL South America em Mar del Plata, pois ela ganhou a primeira etapa deste ano no Peru. Dominic Barona disputou a primeira bateria feminina da sexta-feira, depois da terceira fase masculina que abriu o dia na Playa Grande.

A equatoriana confirmou a vitória na primeira classificatória para as quartas de final, com a nota 6,40 recebida em sua última onda. Na briga pela segundo vaga, a brasileira Julia Duarte despachou a norte-americana Nicole Fulford e a peruana Sol Aguirre, campeã sul-americana Pro Junior Sub-18 da WSL South America no ano passado. Dominic Barona agora vai reeditar a semifinal de 2017 em Mar del Plata com a mesma argentina Lucia Cosoleto.

Sua próxima adversária, Lucia Cosoleto, passou em segundo lugar no confronto vencido por Camila Cassia, que fará uma quarta de final brasileira com Julia Duarte no sábado. Já a terceira bateria será argentina, entre Josefina Ané e Catalina Mercere, que conquistou a última vaga na bateria que a campeã mundial, Sofia Mulanovich, passou em primeiro lugar. A peruana vai fechar as quartas de final com sua grande amiga argentina, Ornella Pellizzari.

Pelo menos, uma argentina já está garantida nas semifinais, a que vencer o duelo entre Josefina Ané e Catalina Mercere. Josefina já fez uma final em Mar del Plata numa etapa da categoria Pro Junior em 2016, que valia o título sul-americano Sub-18 e foi vencido pela brasileira Tainá Hinckel. Agora, ela tem a chance de conquistar a primeira vitória em etapas do QS na Playa Grande, onde sempre treina na Argentina.

Na sexta-feira amanheceu com boas ondas na Playa Grande de Mar del Plata para definir as quartas de final do QS 1500 masculino e do QS 1000 feminino no Rip Curl Pro Argentina. Foram realizadas duas rodadas dos homens e os brasileiros conquistaram sete das oito vagas disputadas para o sábado e só um argentino se classificou.

Por Sebastián Chacón

Compartilhe.