A disputa pela lycra amarela está aberta

Adriano de Souza (SP) (@WSL / Ed Sloane)Adriano de Souza (SP) (@WSL / Ed Sloane)

No primeiro confronto do dia na Austrália, o bicampeão mundial John John Florence perdeu para o australiano Mikey Wright. Gabriel Medina ganhou o duelo seguinte e mais quatro brasileiros passaram pela repescagem, o também campeão mundial Adriano de Souza e os novatos na elite dos melhores surfistas do mundo, Tomas Hermes, Willian Cardoso e Michael Rodrigues. Além deles, Filipe Toledo e Italo Ferreira também vão disputar a terceira fase na Gold Coast por terem estreado com vitórias em Snapper Rocks.

A terça-feira amanheceu com ondas de 3-4 pés em Snapper Rocks, porém, com grandes intervalos entre as séries e poucas entrando com boa formação para surfar na maioria das baterias. Foi assim desde a primeira do dia, com John John Florence não conseguindo reagir por falta de ondas boas para ele. O irmão mais jovem de Owen Wright e da bicampeã mundial Tyler Wright, está competindo como convidado do Quiksilver Pro e vive um bom momento, liderando o ranking do WSL Qualifying Series esse ano. Mikey Wright derrotou o bicampeão mundial com duas notas na casa dos 7 pontos nas únicas ondas que surfou na bateria.

Medina ficou mais ativo no duelo seguinte, foi em sete ondas, atacou as direitas manobrando forte de backside e não deu qualquer chance ao italiano Leonardo Fioravanti. A melhor delas foi a última, que recebeu nota 7,0 para confirmar a vitória por 13,00 a 7,90 pontos. Na terceira bateria, outra derrota inesperada de um top-5 do mundo, Matt Wilkinson, que foi finalista do Quiksilver Pro Gold Coast nos dois últimos anos e campeão em 2016. A “zebra” que derrubou o australiano foi o sul-africano Michael February, que entrou na última hora para substituir Kelly Slater, após o onze vezes campeão mundial cancelar sua participação na segunda-feira.

Com a divisão dos surfistas nas baterias pelos posicionamentos no ranking da World Surf League, o paulista Filipe Toledo e o potiguar Italo Ferreira foram escalados na quarta bateria. Dois catarinenses competem antes deles, Willian Cardoso na abertura da terceira fase com o defensor do título na Gold Coast, Owen Wright, depois Tomas Hermes na terceira com o norte-americano Kolohe Andino.

Com a eliminação de John John Florence em último lugar em Snapper Rocks, Gabriel Medina é o cabeça de chave número 1 na terceira fase e vai enfrentar o surfista que barrou o havaiano, Mikey Wright, na sexta bateria. O também campeão mundial Adriano de Souza está na décima com a única novidade australiana na elite deste ano, Wade Carmichael. E na 12ª e última bateria, está um dos cinco reforços da “seleção brasileira” no CT 2018, o cearense Michael Rodrigues, com o sul-africano Jordy Smith.

Por João Carvalho

 

Compartilhe.