O equilíbrio: fundamental no surfe…

Marcio Torres

Marcio Torres

No surf temos algumas valências físicas determinantes, as duas valências mais relevantes talvez sejam a potência e a flexibilidade, entretanto, o equilíbrio é um fator bem importante na preparação física do surfista, mas ele por si só não é o suficiente. Surf e equilíbrio são amigos inseparáveis, qualquer treinamento de equilíbrio antes de sua sessão de surf vai ajuda-lo a ter uma melhor performance dentro da água, seja no seu programa de treinamento especifico para o surf ou até mesmo no seu aquecimento antes de ir para o mar. O que bem aceito, principalmente em dias de baixas temperaturas.

Você pode usar o bosu (como na figura, abaixo) ou bolas de pilates, pranchas de equilíbrio, ou até mesmo uma rocha com a superfície redonda ou qualquer coisa que você tenha disponível poderá ajuda-lo. Você poderá usar como, por exemplo, um colchonete enrolado para criar uma superfície de desequilíbrio. Exercícios de força e equilíbrio, como por exemplo, agachamento com rotação de tronco em uma plataforma instável, vai treinar o seu equilíbrio, os músculos das pernas e também os músculos do seu centro de gravidade conhecido como CORE, fundamentais para o surf.

Um treinamento especifico para o surf, deve conter uma combinação de estímulos e métodos de treinamento, lembre-se, somente o treinamento de seu equilíbrio não será o suficiente, e o mais importante é a segurança. Treinamentos de equilíbrio em superfícies instáveis requer o acompanhamento de um profissional especializado sob os riscos de quedas, lesões e entorses deixando o surfista algum tempo fora da água em caso de queda. O projeto Preparasurf foi criado para atender todas as classes e faixas etárias praticantes de surf que não tem acesso constante a praia e consequentemente as ondas todos os dias, proporcionando assim condições de manter os surfistas sempre preparados fisicamente para os dias de surf.

Marcio Torres é surfista, formado em educação física e idealizador do Projeto Preparasurf e agora integra ao InnerSport como colunista sobre preparação física e saúde -Para saber mais entre em contato no email – O Preparasurf conta com o apoio das marcas Rusty, HB Hot-Buttered e Nias Tour” Para saber mais entre em contato no email [email protected]

Compartilhe.